A IGREJA QUE DEVEMOS SER
Leitura bíblica: Romano 1.1; 1 Timóteo 2.7
O objetivo deste estudo é extrair lições e exemplos de vida do educador cristão Paulo, que estão contidos em suas cartas, mas especificamente no livro de Atos, onde fala de sua vida.
1. Quem foi o apostolo Paulo:
Judeu da tribo de Benjamim (Rm 11.1; Fp 3.5), nascido em Tarso da Cilícia. Criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a lei (At 22.3). Tinha também a cidadania Romana ( At 22.25-29). Paulo era fabricante de tendas (At 18.3).
2. A teologia paulina:
Hoje ouvimos muitas pessoas mal-orientadas falarem verberarem contra Paulo. Dizem que nem tudo que ele falou pode ser recebida como verdade vinda do alto. Movimentos como: Feminismo e o homossexualismo atacam a pessoa de Paulo, tachando de machista e de preconceituoso. Na verdade, não querem aceitar o que a palavra de Deus diz, nem encarar a realidade de seus pecados.
Paulo é considerado com razão, o maior teólogo do cristianismo. Todo o ministério de Paulo foi dedicado a ocultar a si mesmo por trás de Cristo, com quem se identifica. E Paulo deixa bem claro que Jesus é Senhor, Mediador, Criador, o Deus todo-poderoso (Fp 2.5-11; 1 Tm 2.5.) Paulo ele não pregava sobre ele e sim sobre Jesus. Ele teve muitas experiências, revelações, mas não quis se colocar como ponte principal das suas palavras. Ele pregava JESUS.
3. A conversão e a chamada do educador cristão
è Como era Paulo antes de se encontrar com Jesus:
- Rígido fariseu; - Participou do apedrejamento de Estevão; - Assolava e perseguia a igreja
- Ameaçava de morte os discípulos de Jesus; - Era inimigo do Senhor Jesus.
è A transformação de Paulo:
- Jesus se revelou a ele; - Paulo reconheceu o senhorio de Jesus Cristo; - Foi cheio do Espírito Santo.
4. A preparação de Paulo para ser um educado cristão
Logo depois de sua conversão, Paulo isolou-se por um bom tempo e esteve com discípulos em Damasco. Isso tudo ocorreu num período de três anos. (Gl 1.18).
Ele, então, já pregava nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. Paulo falava no nome de Jesus com ousadia, mas os regos procuravam matá-lo. É importante distinguirmos o ministério de profeta, reservado a alguns chamados por Deus, do dom de profecia, que todos quanto o busca pode ter, porém nem todos têm.
5. Paulo como paradigma de educador cristão
Paulo estava preparado para realizar a obra de Deus; Ele servia ao Senhor; Ele jejuava e orava; ele foi chamado por Deus; Ele sempre teve compromisso com a palavra de Deus; Ele era cheio do espírito Santo; Ele sempre teve discernimento espiritual; Sempre teve autoridade; manejava bem a palavra de Deus; tinha ousadia; Paulo dava toda glória a Jesus.
6. Marcas de Paulo como educador
Postura de servo; humilde; vida de oração e lágrimas; tentações; provações e perseguições; pregação; direção do espírito de Deus; revelações; amor ao ministério; combate as heresias